A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou nesta quinta-feira (3) o primeiro caso autóctone de dengue na capital. Ou seja, um morador da cidade contraiu a doença no município e não durante viagem para outro local do País ou do Estado.
As amostras coletadas do paciente foram analisadas como positivas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e por outro laboratório localizado em São Paulo. O paciente é morador do bairro Jardim Botânico. Após desenvolver os sintomas, procurou atendimento médico, seguiu as recomendações e se recuperou da doença.
Ele teria sido infectado na segunda quinzena de fevereiro. Este foi um período em que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) chegou a registrar altos índices de notificação de dengue no Paraná. Curitiba e Região Metropolitana foram classificadas como áreas de risco médio-alto para contaminação pela doença.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Segundo a prefeitura de Curitiba, entre os fatores que podem ter contribuído para este caso autóctone está o forte calor registrado no início do ano na capital - o que fez a cidade atingir recordes de temperatura históricos. A prefeitura ainda analisa a região onde mora o cidadão para saber as causas da contaminação.