Os números não mentem. Londrina está próxima de uma nova epidemia de dengue. Nos primeiros 35 dias do ano, já foram contabilizados 275 casos da doença e 1.776 notificações. Doze pacientes tiveram complicações, ou seja, sequelas neurológicas ou gástricas. Três pessoas teriam morrido por dengue - os casos são investigados.
A região leste da cidade contabiliza o maior número de casos. Ao todo são 230, ou 83% do total. A zona rural, a menor, com apenas dois casos. A Secretária de Saúde, Ana Olympia Dornellas fala em epidemia regionalizada. "A epidemia tem que ser vista com a incidência populacional. No geral, uma situação de alerta. Em relação a zona leste, se formos fazer por estimativa populacional, já podemos considerar uma epidemia", disse.
A secretaria pretende intensificar ações em ferros-velhos e nas ongs de recicladores instalados na região leste. O município também abriu edital para contratação de 80 novos agentes de endemias. As inscrições podem ser feitas até domingo (13) no site da prefeitura.