O inverno, além de ser a estação mais fria do ano, é também a mais seca, principalmente em regiões serranas. Pela falta de chuvas, a poluição do ar, comum nas grandes cidades, demora mais tempo para se dissipar e as pessoas acabam ficando mais suscetíveis às situações de risco para a saúde.
"A poluição pode, por exemplo, prejudicar as mucosas oculares e causar irritação nos olhos. Dependendo dos gases poluentes aos quais os olhos são expostos, podem lacrimejar ou ficar vermelhos", explica Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica. O especialista também alerta para as irritações nas mucosas respiratórias, que causam o aumento da secreção pulmonar e contribuem para o surgimento de doenças como bronquite e asma.
"A poluição pode causar também o ressecamento da pele, ocasionando rachaduras e eczemas (inflamação, aguda ou crônica, na pele que gera sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão)", acrescenta Chebabo. O médico ainda ressalta que os gases resultantes da queima de combustíveis fósseis, usados principalmente pelos carros, são os mais perigosos. "Os mais comuns são o monóxido de carbono e os aldeídos", finaliza.
Confira abaixo algumas dicas do especialista para evitar os problemas causados pela poluição: