Corpo & Mente

Pesquisa revela o quanto a dor de cabeça atrapalha a vida dos brasileiros

31 jan 2017 às 16:42

Um grupo de mil pessoas foi avaliado, e o resultado é assustador: de cada 100 brasileiros sete sentem dores de cabeça todos os dias. Além disso, o problema pode atrapalhar a produtividade no trabalho, na prática de atividades físicas, o lazer com os amigos e o namoro. As mulheres são as mais atingidas pelo mal estar e são também as que convivem com os sintomas por mais tempo.

De acordo com Vanderli Marchiori, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias do Trigo (ABITRIGO) e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT), o trigo possui boas concentrações de magnésio e triptofano – aminoácido essencial para a nutrição humana. "O magnésio ajuda na manutenção do potencial elétrico dos nervos, podendo amenizar desconfortos. Já o triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar e até induzir e melhorar a qualidade do sono", diz.


A especialista explica que dos vários neurotransmissores, a serotonina, também conhecida como a substância "mágica" e "sedativa", exerce grande influência no estado de humor e está diretamente ligada ao controle do estresse, um dos principais fatores que causam as dores de cabeça.


Pães, cereais, biscoitos, bolos e massas, entre outros derivados da farinha de trigo integral, são alguns dos exemplos de alimentos presentes no cotidiano que, além de nutrir, fazem bem para o corpo e a mente.

Por último, mas não menos importante, Vanderli ressalta que é essencial comer com equilíbrio. "O caminho é ter uma alimentação saudável. Nem de menos, nem de mais, tudo na medida certa. O nosso corpo e cabeça agradecem", finaliza.


Continue lendo