Corpo & Mente

Parto normal ou cesárea?

03 ago 2015 às 15:27

Há muitas preocupações a respeito do parto por cesárea

Muito mais arriscado: Muitas mamães que fazem cesáreas podem desenvolver infecções ou sangramentos que requerem cuidados médicos especiais. A taxa de mortalidade materna por cesárea é quatro vezes maior que a taxa por parto natural.

Recuperação mais longa:
Você pode ir para casa após dois ou três dias depois de um parto normal e em quatro ou mais dias se for um parto cesárea. Você deve reduzir sua atividade normal por quatro ou seis semanas para permitir que a incisão cicatrize.



Menos participação em família: A mãe, e especialmente o pai, podem envolver-se mais diretamente em caso de um parto normal. A cesárea é uma cirurgia que limita sua participação tanto no parto quanto na atenção materna do recém nascido. A cesárea é necessária quando o bebê ou a mãe estão em risco. Uma cesárea não deve ser feita somente por oferecer facilidade na programação ou porque já tenha feito uma cesárea anterior. Pergunte ao seu médico obstetra o que você pode fazer para evitar a realização de um parto cesárea.


Sinais de Trabalho de Parto
Ao sentir algum dos sintomas ou sinais abaixo, ligue para o seu obstetra ou vá para o hospital.
Sinal mais característico de trabalho de parto é sem dúvida a presença de contrações. A sensação é de cólicas parecidas com as menstruais ou como se fossem cólicas de intestino. Quando começa a contração, todo o abdômen fica duro... como uma tábua.


As contrações começam lentamente com duração aproximada de 30 segundos e intervalos de 30 minutos, ou até de 10 em 10 minutos. O intervalo entre uma contração e outra vai diminuindo, diminuindo até chegar a 3 em 3 minutos. E aí sim temos um trabalho de parto!


Caso não sinta cólicas mas comece a escorrer água em quantidade grande às vezes ate escorrendo pelas pernas é sinal que rompeu a bolsa que contém o líquido amniótico. É importante observar a cor do líquido amniótico. Se estiver clara, é sinal que o bebê está bem. Se o líquido estiver esverdeado, por exemplo, pode ser sinal de sofrimento fetal, mas isso só o médico poderá lhe dizer.

Outro sinal importante é um sangramento discreto como se fosse um final de menstruação. Se tiver sangramento vermelho vivo em moderada ou grande quantidade avise seu médico e vá com urgência ao hospital.


Continue lendo