Depois dos excessos de verão, quando algumas vezes as pessoas se expõem ao sol sem os devidos cuidados, chega o tempo de cuidar da pele recuperando a saúde e o viço. O outono é uma boa época para se submeter a um check-up dermatológico. Na opinião de Rafael Ayoub, coordenador médico do Check-up CDB, do Centro de Diagnósticos Brasil, o principal objetivo dessa avaliação é orientar os pacientes, de modo adequado e personalizado, a prevenir doenças de pele no futuro. "Além disso, quando uma doença é detectada em estágio inicial, maior é a chance de cura", disse.
De acordo com o médico, o check-up dermatológico prevê uma avaliação minuciosa não apenas da pele, mas também de pelos e unhas. "Além de procurar lesões, diagnosticamos alterações e patologias em todo o tecido cutâneo. A incidência de câncer entre as doenças típicas da pele é alta e nos preocupa muito o fato de essas ocorrências estarem aumentando no Brasil, independentemente de sexo ou idade."
Saiba mais sobre o câncer de pele
Existem três tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é um dos menos graves e o mais frequente, representando 70% dos casos. O carcinoma espinocelular é o segundo tipo mais frequente. Por fim, o melanoma. "Esse tipo de câncer de pele representa apenas 4% dos casos. Em contrapartida, é bastante agressivo, tem alto potencial de metástases e é responsável por 75% das mortes pela doença", disse o médico Ayoub.
Na opinião do médico, avaliações dermatológicas periódicas são um importante instrumento para a detecção precoce do câncer de pele e sua prevenção. "
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), uma entre cada quatro ocorrências de câncer está relacionada ao câncer de pele, que acomete mais homens e mulheres do que o câncer de próstata e de mama, respectivamente. São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os estados com maior incidência da doença. Em 2010 foram registrados quase seis mil novos casos de melanoma.