Corpo & Mente

Otoplastia auxilia à autoestima em várias fases da vida

01 dez 2014 às 16:46

Só quem passou a vida toda pessoalmente incomodado ou sendo incomodado com por suas características físicas sabe o quanto isso é desconfortante. Esse, possivelmente é um dos motivos do Brasil ter se tornado líder mundial em cirurgias plásticas, com 1,49 milhão de cirurgias em 2013.

Entre os procedimentos cirúrgicos mais procurados está a Otoplastia, popularmente conhecida como correção da orelha de abano, um problema que atinge cerca de 5% da população mundial, entre adultos e crianças e causa transtornos em todas as etapas.


A Otoplastia pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas, presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. Ela consiste em aproximar a orelha da cabeça, corrigindo a forma e o desenho do órgão.


Quem tem o problema, geralmente passa a infância sofrendo bullying na escola, apelidado pelas características das orelhas. Situação, que segundo o cirurgião plástico Mauro Speranzini, pode ser resolvido a partir dos seis anos de idade. "Geralmente, crianças com essa idade, podem passar pela cirurgia, porque é quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção e a orelha já atingiu um tamanho que caracteriza o defeito.


O médico destaca ainda que quando o procedimento é realizado logo em que surge o incômodo com o formato da orelha, pode evitar uma série de brincadeiras e piadas, tão comuns nestes casos, sofridas tanto por crianças quanto por adultos.


Quem não corrige o defeito ainda na infância, por medo da cirurgia ou por falta de condições econômicas adequadas, carrega um possível trauma por alguns anos e que ainda pode acarretar prejuízos, já que a aparência é cada vez mais valorizada no mercado de trabalho.


Boa parte dos pacientes adultos, que procuram o procedimento, o fazem em busca de boas colocações profissionais - executivos que querem ganhar mais credibilidade com a aparência e melhorar o cargo na empresa, jovens que querem seguir a carreira de modelo ou ator e até mesmo celebridades já estabelecidas. "Os pacientes afirmam que após a correção, sentem-se mais autoconfiantes, isso sem citar, que sentem-se mais bonitos", cometa Speranzini.


Complexidade da Otoplastia


Do ponto de vista do paciente, a cirurgia é muito simples, pois é de curta duração, sem internação e com pós-operatório bastante tranquilo. Do ponto de vista médico e estético, já é diferente, já que o objetivo da cirurgia não é apenas "fechar as orelhas", mas sim remodelá-las mantendo-se as proporções corretas de suas estruturas, de modo que fiquem naturais e sem qualquer sinal de que tenha havido intervenção cirúrgica para isso.

"Naturalidade é fundamental para um bom resultado", destaca Speranzini. Segundo ele, a operação consiste no remodelamento de estruturas das orelhas de modo a reduzir seu distanciamento do crânio, de maneira natural. A duração do procedimento cirúrgico varia de 1 a 4 horas, de acordo com a complexidade de cada caso. É realizada com anestesia local, com ou sem sedação, sem riscos de comprometer órgãos vitais. Pode ser realizada em hospital ou clínicas especializadas, sem internação.


Continue lendo