Corpo & Mente

O que causa estria?

25 out 2013 às 17:08

Estrias são alterações estéticas da superfície cutânea, originadas pela ruptura de fibras elásticas da derme, com repercussão na epiderme, causando um aspecto de cicatriz, variável de acordo com o tipo de estria e grau de evolução. Elas podem ter larguras diferentes, podendo atingir até 3 centímetros.

A causa para o aparecimento delas é variável. Pode ter origem em fatores mecânicos, que provocam o fenômeno de estiramento, principalmente durante práticas esportivas ou em exercícios de carga, como musculação. A obesidade e os regimes sucessivos, assim como a gestação, podem levar ao famoso ''efeito sanfona'', que também provoca a ruptura das fibras da pele.


Outro fator ainda é a presença de altas taxas de glicocorticóides e de corticoterapia sistêmica, que levam ao aumento do catabolismo protéico e, consequentemente, à atrofia dérmica. Hormônios esteróides também contribuem para o aparecimento das estrias.


A estria acomete principalmente as mulheres. A proporção comparada aos homens é de 4 para 1. Elas geralmente aparecem na lateral das coxas, nas mamas, nádegas, flancos e abdome. Nos homens, os locais mais frequentes são ombros, costas, abdome e nádegas.


As estrias são classificadas em rosadas e nacaradas (brancas). O primeiro caso pode ser eliminado com mais facilidade. Já as estrias nacaradas apresentam uma diminuição acentuada da espessura da pele e podem ter coloração branca, acinzentada ou amarelada.


A melhor maneira de prevenir estrias é hidratar e nutrir a pele, ter uma alimentação equilibrada, cuidados com a exposição ao sol, evitar banhos quentes e exercícios de alto impacto.


Os tratamentos para melhorar o aspecto das estrias visam aumentar a microcirculação capilar dérmica, acelerar o crescimento epidérmico, estimular a produção sebácea, restaurar o manto hidrolipídico, atingir um maior grau de hidratação cutânea, aumentar a espessura da epiderme, estimular os fibroblastos e reconstituir a fibra elástica.


Há diferentes técnicas para atingir esses objetivos. Entre elas estão o peeling químico, a aplicação de ácidos graxos essenciais, galvanopuntura, peeling de cristais, mesoterapia sem agulhas e carboxiterapia.

Larissa Gregório, fisioterapeuta


Continue lendo