As meninas comem mais alimentos não saudáveis do que os meninos. A constatação é da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, feita com estudantes entre 13 e 15 anos e divulgada hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento revela que 58,3% das meninas e 42,6% de meninos comeram produtos considerados não saudáveis nos cinco dias anteriores à pesquisa. No geral, 50,9% dos cerca de 490 mil entrevistados comeram guloseimas uma semana antes da entrevista.
O consumo de produtos não saudáveis supera a ingestão de frutas frescas (31,5%) em todas as cidades avaliadas na pesquisa. Entre as guloseimas preferidas, os refrigerantes foram citados por 37,2% dos entrevistados.
A batata frita foi citada por 4,7% e os salgados fritos, por 12,5%. Constatou-se também que este último foi mais consumido nas escolas privadas (14,3% dos entrevistados) do que nas escolas públicas (12%).
Entre os alimentos saudáveis, os estudantes contaram ter comido mais feijão – com o maior percentual de consumo, sendo mais elevado nas escolas públicas. Já as hortaliças foram mais consumidas por alunos de escolas privadas.