Muito discutida ao longo do ano e principalmente durante o Setembro Amarelo, a saúde mental se tornou a protagonista dentro de um mundo cada vez mais acelerado e menos compreensivo. Prazos, comparações, rotina acelerada os vilões são inúmeros e reforçam a importância e a necessidade de ter uma "pausa" ao longo do cotidiano. Essa é justamente a proposta do aplicativo "5 Minutos, Eu Medito", que faz parte de uma campanha que tem como objetivo difundir a prática da meditação e promover o bem-estar na rotina das pessoas que buscam mais equilíbrio.
Além de proporcionar um momento de relaxamento ao longo do dia, um estudo realizado em 2014, na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apontou que meditar diariamente ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, da depressão e de dores crônicas. Tais doenças, por sua vez, são destaques no Brasil, que apareceu na ponta do ranking de 2017 da OMS (Organização Mundial da Saúde) com a maior taxa de transtornos de ansiedade no mundo. Além disso, o país ocupou o quinto lugar em casos de depressão.
Facilitar o acesso e a prática da medição ao longo do dia a dia são os objetivos do guia "5 Minutos, eu Medito", principal ferramenta da ONG (Organização Não Governamental) internacional Mãos Sem Fronteiras. O app, reformulado recentemente pela Agência Polvo, é gratuito e disponibiliza diferentes exercícios de meditação, como a Meditação de 5 minutos; a Meditação com tempo livre e a Meditação guiada da La Jardinera, fundadora do movimento Mãos Sem Fronteira.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
A ferramenta conta com músicas para acompanhar os exercícios além de um "meditômetro", que é o contador de todos os minutos meditados através do app, por usuários no mundo inteiro. Essa, aliás, é a grande causa do guia: somar minutos para a paz.
Com a reformulação, o guia ganhou um novo design mais moderno e usual. Além disso, agora está disponível tanto na plataforma iOS, quanto Android, e conta com os idiomas português, inglês, espanhol e italiano.