Quem sofre com enxaqueca sabe como é difícil lidar com ela. Nos dias em que ela chega, não é possível ficar na claridade e evitar pensar em alguma coisa. Quando se está com enxaqueca, você não se lembra de como era a vida sem ela. Cuidar da alimentação pode ajudar e muito na redução da dor, mas quem pratica meditação, tem um bônus a mais. Cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, constataram que a meditação espiritual diminuiu em 64% a frequência de episódios dolorosos em quem sofre de enxaqueca.
Os 92 voluntários não tinham experiência com os quatro tipos de meditação que foram submetidos. Espiritual, interna, externa e relaxante. "A meditação reduz a ansiedade, relaxa a musculatura e melhora a circulação. E a versão espiritual pode ser vantajosa porque traz significado para a vida", comenta o neurologista Mario Peres, da Sociedade Brasileira de Cefaleia.
A meditação pode ser feita em 20 minutos. Siga os passos
Lugar
Fique em uma posição confortável mas que não te leve ao sono. Procure um local silencioso e sem distrações.
Mantra
Recite em voz alta uma frase de conotação espiritual, como "deus é paz", e a repita depois em silêncio. Não é necessário usar a palavra "deus", ela pode ser trocada por outro deus.
Concentração
Para não ter distração, foque em silêncio sobre a frase escolhida. Pense em como ela reflete sua vida.
Ritmo
Caso sinta que está perdendo o foco, repita a frase em voz alta e, em seguida, continue com a meditação silenciosa.