A queda de cabelo é um problema muito comum e as dúvidas que surgem diante esse tema são diversas. Por isso, o médico especialista em transplantes capilares, Thiago Bianco, tira algumas dúvidas sobre esse tema.
1. O que é e de que maneira pode acontecer a queda do cabelo?
A queda de cabelo acontece quando um fio se desprende do couro cabeludo, ainda com o bulbo. Esta queda pode acontecer por diversas razões, desde desequilíbrios hormonais até a causas emocionais, por isso, é sempre necessário procurar um médico quando a pessoa percebe que os fios estão caindo mais que o normal, que é cerca de 100 fios por dia.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
2. Quais os melhores produtos que fortalecem e ajudam a combater a queda dos fios?
Na verdade a melhor indicação para o fortalecimento do fio é cuidar do corpo de dentro para fora, com alimentação balanceada e também evitando o excesso de químicas. Nada é proibido, é claro, mas é necessária atenção ao usar secadores e chapinhas e buscar proteger o fio desses tipos de agressões.
3. Existem pessoas mais propensas a sofrerem com a queda?
Sim, quem já possui um histórico familiar de calvície está sempre mais propenso à queda. A calvície não é tão comum em mulheres, mas também acontece e geralmente este quadro só se apresenta mais tardiamente após menopausa.
Caso se perceba a queda e já se saiba do histórico, é importante analisar junto ao médico especialista quais os outros fatores que podem estar contribuindo e até acelerando este processo de queda, se o fundo é emocional, se são as dietas rígidas para perder peso, ou ainda, a utilização de alguns remédios.
4. Como uma mulher consegue identificar que está com queda de cabelo? Como diferenciar a queda, do cabelo apenas quebradiço?
A queda capilar feminina é diferente da masculina. A mulher não desenvolve uma calvície pelas "entradas", então ela pode perceber quedas em áreas da cabeça ou ainda na risca do meio, que aos poucos vai ficando cada vez mais larga.
A quebra dos fios acontece devido a algum estresse que faz com que o fio não suporte e acabe se partindo, sem se desprender do couro cabeludo. Esse estresse pode ser causado por químicas, sol e ressecamento excessivo, mudanças bruscas de temperatura, como uso excessivo de acessórios como chapinha e secador.
Quais os maiores mitos e verdades quando falamos de queda de cabelo?
* Prender o cabelo sempre pode danificar os fios?
Plausível - Se o prendedor escolhido for agressivo ou ainda, se a pessoa prender com muita força isso pode sim causar uma quebra dos fios.
* Dormir com cabelo molhado faz mal?
Verdadeiro - Não é recomendado dormir com o cabelo molhado, já que internamente o fio demora entre 6h à 8h para secar, e com isso a umidade que em contato com o travesseiro pode facilitar a proliferação de fungos e outras doenças.
* Shampoo Bomba funciona?
Falso - Não existe comprovação científica de que o uso de medicamentos e vitaminas dentro do shampoo possa fazer o crescimento do fio ser acelerado. O que geralmente ocorre é o efeito placebo, onde a pessoa acredita que o remédio funciona e sente os seus efeitos de fato.