A cirurgia plástica, principalmente em relação ao contorno corporal, gera muitas dúvidas nos pacientes, tanto com cuidados e deveres do pré-operatório quanto após a cirurgia, para a recuperação ideal. Por isso, o médico Luiz Haroldo Pereira, especialista em cirurgia plástica, pioneiro da lipoaspiração no Brasil, decidiu listar alguns 'mitos e verdades' que podem auxiliar quem ainda tem dúvidas sobre os procedimentos.
O inverno, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) tem um crescimento grande pela busca de cirurgias. Esta 'alta', no Brasil, vai até agosto. Luiz Haroldo acredita que é um período em que o número de pacientes aumenta em 80% em seu consultório.
"Este período é excelente especialmente no mês de julho por causa das férias escolares, tanto que chamamos o mês de 'Santo Julho'. Para a recuperação é uma época muito boa pois as pessoas vão menos à praia e pegam menos sol, diferentemente das férias de verão", aponta o especialista.
Confira os mitos e verdades:
"Nas abdominoplastia o paciente tem que andar curvado por 30 dias"
Mito - "O paciente deve se manter ereto para evitar dores nas costas e desconforto pós-operatório", explica o médico.
"Paciente que faz cirurgia plástica é proibido de comer carne de porco e frutos do mar"
Mito - "Não existe nenhuma relação entre alimentação e cicatrização a não ser que o paciente seja alérgico a frutos do mar", conta o especialista.
"Paciente que faz gluteoplastia com prótese ou gordura tem que dormir de bruços"
Mito - "Não há nenhuma contraindicação quanto ao decúbito pode ser de lado, bruços ou de costas", diz.
"Paciente que faz cirurgia de implante glútea não deve tomar injeção nesta região"
Verdade - "Pois se tomar injeção vai furar o implante e o medicamento ficará no meio do silicone e sem nenhum efeito", explica.
"Paciente fez lipoaspiração e se não tiver uma alimentação adequada e não praticar atividades físicas pode perder o resultado"
Verdade - "Pois não basta só o trabalho do cirurgião, também é importante que o paciente tenha uma vida saudável", finaliza o médico.