O mau hálito é um problema que atinge cerca de 50 milhões de brasileiros e alguns fatores como a má escovação, problemas sistêmicos e bactérias na boca, podem ser as principais causas.
A presença de micro-organismos patogênicos da boca aumenta doenças sistêmicas que podem atingir o pulmão, ossos e até o coração. Além disso, pode piorar o diabetes.
"Essas bactérias também podem ser aspiradas para dentro dos pulmões, causando problemas respiratórios, como a pneumonia por exemplo. Recentemente foram encontrados micro-organismos da boca também nas articulações de pacientes com artrite e reumatoide", explica o médico, Dr. Alênio Calil da Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose (SOBREHALI).
Presentes na boca esses micro-organismos se proliferam e quando atingem a corrente circulatória podem contribuir com a formação de coágulos, principalmente quando há sangramentos na gengiva e esses micro-organismos se ligam às placas de gordura nas artérias coronárias.
A halitose também pode afetar a vida pessoal e profissional, causando o afastamento do paciente do convívio social. Mas o que poucos sabem é que o mau hálito pode ser tratado apenas com uma boa higienização da boca.
Confira algumas dicas para prevenir e combater ao mau hálito: