Corpo & Mente

Maior órgão do corpo humano exige atenção especial

13 jan 2010 às 14:48

Correspondendo a cerca de 16% do nosso peso, a pele é o órgão responsável pela manutenção da temperatura do corpo humano e pela eliminação de toxinas por meio da transpiração, atuando como se fosse um filtro das impurezas do organismo.

Para mantê-la saudável, garantindo, por exemplo, que o corpo tenha todo o combustível necessário para funcionar com total capacidade e promover a renovação celular, especialistas aconselham a adoção de hábitos diários que contribuem diretamente para a conservação de todas as suas funcionalidades.


De acordo com Luciane Saruhashi, dermatologista da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, os cuidados com a saúde da pele passam, principalmente, pela proteção contra agressões externas, como a radiação solar, e pela adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, ingerir bastante água, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, minerais e fibras.
Aumento da temperatura, cuidados redobrados


Durante o verão, o cuidados devem ser redobrados: raios solares e radiação podem causar a destruição das camadas da pele, originando os casos de envelhecimento precoce, queimaduras e até cânceres de pele.


"Abusar do sol pode trazer problemas graves, como rugas, manchas, espessamento e ressecamento progressivo com perda de elasticidade da pele, o chamado fotoenvelhecimento. Também desencadeiam os radicais livres, que são moléculas produzidas e neutralizadas naturalmente pelo corpo, mas que, descontroladas pelo excesso de sol, provocam danos às células", explica a médica.


Medidas preventivas

Medidas simples ajudam a prevenir os problemas gerados pelos raios solares. "Devemos evitar a exposição direta ao sol das 10h às 16h e usar filtro solar com fator de proteção igual ou superior ao 15. Mesmo que o sol não esteja aparente, os raios continuam incidindo. Portanto, a proteção diária da pele deve ser um hábito a se adotar".


Continue lendo