A postura sempre foi um tema que ouvimos falar, mas na prática só quando apresentamos alguma dor é que lembramos dessa "tal postura". Certamente isso se deve ao fato da postura ter influência direta em todas as atividades de vida diária, incluindo também a profissional.
Algumas atividades ocupacionais são realizadas com movimentos repetitivos ou até mesmo com a falta de alinhamento corporal, como por exemplo a postura errada ao sentar em frente ao computador, limpar a casa e principalmente ao pegar peso. A má postura e os movimentos repetitivos podem gerar doenças com repercussão em todo o corpo, tal como a hérnia de disco, escoliose e a LER (Lesões por Exercícios Repetitivos).
Nesse sentido, a fisioterapia representa um papel fundamental no auxílio da prevenção e do tratamento de problemas postural, sendo muito importante a intervenção dos pais desde cedo para evitar problemas nos filhos. Um problema recorrente nas crianças é a má postura devido ao peso das mochilas escolares. Fique atento a isso, pois os números mostram que cada vez mais crianças estão apresentando problemas de coluna, relacionados à má postura e o peso inadequado carregado por elas.
Quanto a atuação do fisioterapeuta, podem ser realizadas adaptações e melhorias nos ambientes de trabalho, de modo a manter a saúde e a capacidade produtiva. Existem técnicas de alinhamento posturais, alongamentos, fortalecimentos, trabalho de consciência corporal e reeducação postural afim de evitar e corrigir problemas.
A ergonomia no ambiente de trabalho evita muitos problemas de postura e futuras doenças. Confira sempre se os móveis são adaptados corretamente a sua altura e peso. Verifique se os instrumentos de trabalho estão dispostos corretamente, evitando lesões. A correção da postura não tem como objetivo restringir a mobilidade ou limitar as atividades, mas ao contrário, permitir que toda atividade seja realizada sem compensações ou dores, melhorando assim a qualidade de vida desses indivíduos.