Corpo & Mente

Londrina: crianças têm acompanhamento preventivo gratuito

02 mai 2012 às 14:42

O sábio ditado "prevenir é melhor que remediar" é levado muito a sério na Bebê Clínica Unopar. Trabalhando em conjunto, um grupo de quatro professores e 30 alunos dos cursos de Odontologia, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia criaram uma rede de proteção que cuida gratuitamente de crianças de 0 a 6 anos de idade.

As mães podem fazer o agendamento diretamente na clínica (veja serviço no final da matéria). Na primeira consulta, que deve acontecer antes dos 12 meses de idade, realiza-se uma avaliação minuciosa com profissionais das quatro áreas: as professoras Luciana Lira Meneghel (Odontologia), Cláudia Simone Maturana (Fisioterapia), Juliana Jandre Melo (Fonoaudiologia) e Aline Menezes Tibúrcio Roque (Nutrição). "Nosso diferencial é justamente o caráter preventivo do projeto, atendendo a comunidade externa de maneira multiprofissional e interdisciplinar", explica a professora Cláudia.


De acordo com a professora Luciana, essa abordagem auxilia os diagnósticos e promove um resultado muito mais eficiente: "A criança deve ser vista integralmente e não sob um foco restrito, visando seu bem estar físico, psicológico e social". Segundo ela, quanto antes se inicia o acompanhamento, melhores são os resultados. "Nossa ênfase é na prevenção. Ensinamos a mãe que a limpeza da boca é extremamente importante na prevenção da cárie dentária e de outras doenças bucais, como a candidíase ou "sapinho", que ocorre frequentemente em bebês e pode ser evitada se a higiene for realizada após as mamadas".


Outros aspectos observados são a dieta e o consumo de alimentos açucarados, posicionamento dos dentes e da língua, além de hábitos como chupar chupeta, chupar o dedo, e mamadas noturnas que podem trazer consequências sérias para a saúde bucal e necessidade de tratamento no futuro.


A pequena Sofia de Souza Battistela de 11 meses, já tem seis dentinhos na boca. Impaciente com o exame clínico, ela chupa um dos dedos. "Avaliamos não somente os dentes como também lábios, língua, palato e bochechas. Também observamos o comportamento da criança enquanto conversamos com a as mães",conta Luciana, demonstrando preocupação ao observar que Sofia chupa o dedo.


Para as crianças, além do benefício da prevenção, o acompanhamento na Unopar contribui para que ela cresça sem medo de dentista. "Como elas vêm aqui desde bebês, se acostumam com a rotina do consultório e, a partir de certa idade, não estranham mais a cadeira, os instrumentos ou a vestimenta do profissional" observa a professora. "Essas crianças têm tudo para chegar à idade adulta sem nenhuma cárie", garante Luciana.


O mesmo cuidado que recebem na Odontologia vale para a Fisioterapia. As mães recebem orientações específicas sobre o desenvolvimento motor infantil, os malefícios da utilização de andadores e/ou calçados inadequados. As dicas da Fisioterapia e o olhar atento das mães no período em que os bebês aprendem a engatinhar e andar contribuem para que esse processo seja tranquilo e natural. "Existem coisas simples que toda mãe precisa saber. Por exemplo, nunca fazer uso de andadores para estimular a marcha ou para colocar os bebês em pé, não retirá-los das banheiras pelos braços ou qual o melhor calçado para promover o equilíbrio no início da locomoção em pé", ensina Cláudia.


Na Nutrição, a professora Aline revela que durante o atendimento é realizada a avaliação nutricional da criança, com verificação do peso, estatura, perímetro cefálico e índice de massa corporal. A mãe ou responsável pela criança recebe orientações que vão desde o aleitamento materno à melhoria de hábitos alimentares.


Segundo a professora Juliana, a Fonoaudiologia atua na educação e prevenção de distúrbios da fala, linguagem, audição e aprendizagem. Para tanto, utiliza protocolos específicos para avaliação e acompanhamento do desenvolvimento de fala e linguagem até a alta clínica da criança.


O acompanhamento das crianças continua até o 6 anos de idade. Os retornos dependem de cada área e de cada caso. Os atendimentos acontecem sempre às quartas e sextas-feiras. Nos 8 anos de existência, a Bebê Clínica da Unopar já atendeu 1500 crianças, num total de aproximadamente 50 mil procedimentos.


Serviço:

A Bebê Clínica Unopar funciona na Rua Marselha 269, Jardim Piza. O atendimento é gratuito, toda 4ª e 6ª feiras a partir das 13h30. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (43) 3371-7775.


Continue lendo