Após grandes emagrecimentos, alternâncias de ganho e perda de peso, ou com o passar do tempo, é comum que ocorra flacidez da pele da região posterior do braço. Normalmente, essa é uma região pouco exercitada, por isso surge a tendência de acumular gordura, associada com flacidez e perda muscular. Segundo o Dr. Alderson Luiz Pacheco, graduado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, a flacidez ocorre principalmente por causa do envelhecimento natural e do emagrecimento, e as principais afetadas por essa questão são as mulheres a partir dos 45 anos.
"Exercícios regulares e direcionados aos músculos desta região podem melhorar bastante o aspecto estético dos braços, mas se a flacidez já estiver em um grau elevado, só os exercícios não irão resolver. É aí que a cirurgia plástica aparece como sendo a melhor alternativa para melhorar a aparência estética deste local que tanto incomoda a maioria das mulheres" explica Pacheco.
O médico diz que o lifting braquial tem como objetivo retirar o excesso de pele na região, proporcionando um contorno do braço mais natural e menos flácido.
Essa plástica também recebe o nome de dermolipectomia braquial ou braquioplastia, e o especialista lembra que, antes de ser feita, o paciente precisa medir os prós e contras. "Se a pessoa está incomodada com o aspecto antiestético dos braços e decide por realizar a cirurgia, ela precisa estar cientes de que está trocando a flacidez por uma cicatriz em uma região relativamente aparente – e que dependendo da quantidade de pele a ser retirada, pode ir das axilas até o cotovelo. Por mais que a cicatriz fique na parte interna dos braços, sempre que eles forem levantados, ela irá aparecer", alerta.
Pacheco explica que para jovens que se incomodam com o braço volumoso, a melhor opção de cirurgia é a lipoaspiração, pois a retração de pele na juventude é boa, mas para pessoas com mais idade, se for feita a lipoaspiração, ela pode aumentar a flacidez da pele. "Porém, não existe uma idade ideal para a realização da cirurgia plástica dos braços. Pode-se dizer que existe a oportunidade ideal, que é determinada pela presença do defeito a ser corrigido" diz o especialista.
Vale lembrar que raramente essa é uma cirurgia que traz complicações sérias, desde que seja realizada dentro dos critérios necessários. "Em casos de pacientes obesos, pode ocorrer, após o oitavo dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado (lipólise) por um ou mais pontos da cicatriz, mas é normal, não significa nenhuma complicação," explica.
"O resultado definitivo da braquioplastia é atingido seis meses após a cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz" conclui.