Corpo & Mente

Hidratação deve ser redobrada em dias quentes

10 fev 2015 às 14:54

A água traz diversos benefícios para a saúde, e sua ingestão diária e constante, principalmente em dias quentes, é essencial para manter o organismo em equilíbrio. No verão é preciso ficar alerta com os cuidados básicos de hidratação, pois as chances de perder água excessivamente são maiores.

O ser humano perde, em média, cerca de 2 a 2,5 litros por dia, que são eliminados pela urina, fezes e suor e, em dias com temperaturas mais altas, é possível eliminar o dobro disso.


Presente em todas as secreções, fluídos biológicos, no sangue, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, além da pele, a água é o elemento mais importante do organismo, sendo o principal componente das células e um solvente biológico universal, o que faz com que todas as reações químicas internas dependam dela.


Para manter todo esse sistema em ordem, beber água é a recomendação que vale para todos: crianças, adultos e idosos. Segundo especialistas, a ingestão ideal é de 2 litros por dia ou 8 copos, mesmo sem ter sede.


Reprodução


A sede é um sinal que o corpo envia quando precisa de reposição de água. Isso pode acontecer após a atividade física, a ingestão de um alimento doce ou salgado, um mal-estar, suor excessivo ou ainda por causa de medicamentos diuréticos.


Outra maneira de avaliar se o corpo está ou não recebendo a quantia suficiente de água, é observar a cor da urina - se ela estiver muito amarelada e escura, por exemplo, pode ser que o corpo precise de mais água. Nesses casos é recomendado procurar um médico para melhor avaliação.


Dicas para manter a hidratação


Motivos para beber água, segundo Dr. José Ricardo da "Rádio - Novo Tempo"



As frutas e legumes também ajudam a complementar uma hidratação saudável. Melancia, laranja, melão e abacaxi são frutas ricas em água, assim como o brócolis, berinjela, alface e pepino. Esses alimentos são ótimos para incluir em refeições leves nesse verão, e fazem muito bem para a saúde.


O consumo de água também ajuda a desinchar o corpo. Segundo o Doutor Nestor Schor, nefrologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a água ajuda a eliminar o excesso de sal no corpo, regulando a temperatura, reduzindo infecções, e até mesmo evitando a celulite e a desintoxicação.


Uma pessoa desidratada ou que não ingere água suficiente pode ter uma série de doenças, como alterações cognitivas (atenção e raciocínio por exemplo), cálculo renal, ressecamento da pele e até mesmo dificuldade nas funções intestinais. Por isso, é preciso ficar atento para repor todas as necessidades do corpo.


E, caso sinta fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga, fique alerta, pois são sintomas da desidratação. Ela pode ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos, principalmente a água que, entre todos seus benefícios, ajuda também a digerir e absorver alimentos com mais facilidade.


Continue lendo