Corpo & Mente

Exercícios aeróbicos são 'antídotos' de diabetes

08 mai 2019 às 17:09

Não bastam apenas remédios e acompanhamento médico. Depois de identificada a diabetes, os exercícios físicos entram como principais aliados na luta contra os efeitos da doença. O personal trainer Mauricio Rossi, conta que o exercício físico melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos, reduzindo muitas vezes as doses dos medicamentos utilizados e ajudando a prevenir problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, vasos sanguíneos, nervos, rins e coração.


"Considerando que o exercício físico age como um "medicamento" a ser utilizado pelo diabético, cada pessoa terá que ter a sua "dose ideal". Genericamente, é recomendado cerca de 30 a 60 minutos de exercícios por dia, de cinco a seis vezes por semana, de intensidade leve a moderada", explica o personal.


Os aeróbicos, como a caminhada e a corrida, melhoraram o aproveitamento da glicose reduzem a chamada gordura visceral que é aquela encontrada ao redor de órgãos como coração, fígado e rins e esses aceleram o metabolismo utilizando a glicose como principal fonte de energia.

A dieta controlada é fundamental na diabete para o controle e prevenção. "É essencial evitar doces oriundos da cana de açúcar, assim como os carboidratos simples aqueles que utilizam em suas bases farinha branca, pois esses se transformam em glicose rapidamente - ou seja - em açúcar", completa.


Continue lendo