Os resultados de uma meta-análise realizada com 3.856 pacientes mostraram maior eficácia do uso de Epiduo (adapaleno 0,1%/peróxido de benzoíla 2,5%) no tratamento da acne, quando comparado à aplicação isolada das duas substâncias que o compõem. Medicamento de uso tópico, desenvolvido pela Galderma e lançado recentemente no Brasil, Epiduo demonstra o efeito sinérgico, ou seja, potencializado, da combinação das duas substâncias, antes utilizadas de forma separada, o que aumenta ainda mais a conveniência de uso, melhorando a adesão do paciente e o sucesso do tratamento.
A combinação de substâncias é uma tendência mundial na busca de tratamentos mais eficientes para diversas doenças, e, seguindo esta linha de pesquisa, a Galderma desenvolveu Epiduo, que representa uma grande evolução no controle da acne. "A união de adapaleno ao peróxido de benzoíla resultou no primeiro tratamento tópico, livre de antibióticos, que atua em três dos quatro fatores ligados ao desenvolvimento da acne. Com início de ação mais rápida, Epiduo reduz em 25,7% o número de lesões, já na primeira semana de tratamento", diz a Dra. Luciana Godoi, dermatologista.
A avaliação dos cerca de quatro mil pacientes mostrou uma redução de 65,4% no número de lesões, após 12 semanas de uso. Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que mesmo após um ano de uso a eficácia foi mantida, com a redução de até 71% do número de lesões totais de acne.
Para a Dra. Luciana, a principal conclusão da meta-análise é que os resultados obtidos com a associação das duas substâncias superam a soma dos efeitos de cada uma isoladamente no tratamento da acne. "É possível obter resultados muito abrangentes com o uso de único produto tópico. Além de proporcionar maior comodidade, com apenas uma aplicação diária do produto a combinação potencializa a ação das substâncias, que proporciona uma resposta mais rápida, eficaz e segura. Tudo isso colabora para uma maior adesão ao tratamento, especialmente no caso dos adolescentes, que são mais resistentes à utilização de vários produtos.", explica a dermatologista.
Ao contrário de outros tratamentos tópicos, que atuam no controle das bactérias, Epiduo pode ser usado por longos períodos já que é o único que não contém antibióticos. "O uso de antibióticos a longo prazo, mesmo que os de uso tópico, pode causar resistência bacteriana. O efeito sinérgico de Epiduo mantém a acne sob controle sem a necessidade de antibiótico, pois inibe o processo inflamatório e combate a bactéria Propionibacterium acnes, além de atuar na renovação celular", explica a dermatologista.
A acne, comumente tratada como um quadro normal, principalmente durante a adolescência, é uma doença crônica de grande prevalência em todo o mundo e afeta cerca de 85% dos adolescentes. Com grande impacto na qualidade de vida das pessoas, persiste na vida adulta em 10% dos casos e pode atingir diferentes níveis de acometimento, causando desconforto e prejudicando o convívio social. Não há solução definitiva para o problema, mas é possível controlá-lo com tratamento adequado, minimizando seus efeitos negativos.
Nos casos em que a acne é mais intensa, a falta de uma intervenção precoce pode levar a formação de cicatrizes, que acarretam problemas ainda maiores e acompanham a pessoa ao longo de toda a vida. A chegada de Epiduo ao mercado traz maior praticidade ao tratamento, com o uso de um só produto apenas uma vez ao dia (com The Jeffrey Group).