Corpo & Mente

Especialista explica que beber água em excesso pode fazer mal

13 jun 2019 às 16:32

Beber água é essencial para o funcionamento pleno do nosso corpo. Mas tudo em excesso, inclusive água, não faz bem. Aquela história de que para se manter bem hidratado é preciso beber no mínimo 2 litros ou 8 copos de água não é verdade.


Cada pessoa tem uma necessidade de hidratação própria, que varia de acordo com vários fatores, inclusive o peso. "Tomar água além do necessário, a longo prazo, pode sobrecarregar os rins, por exemplo. Por isso é muito importante calcular exatamente a quantidade que devemos tomar de acordo com nosso perfil. Ingerir líquidos acima ou abaixo do aconselhado pode prejudicar sua saúde e atrapalhar, inclusive, sua perda de peso se a intenção é emagrecer, por exemplo, explica Gabrielle Schafer, CEO da Eleve Life.


De modo geral, o cálculo feito é de 35ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Para os idosos, por exemplo, a métrica varia de 20 a 30 ml por kg de peso de acordo com o grau de funcionamento dos rins, segundo a especialista. E essa quantidade poderá mudar se a pessoa transpirar bastante.


Por isso, o ideal é que profissional da área da saúde, como um nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, faça a avaliação, pois o peso é só um dos fatores levados em consideração no cálculo. A indicação de consumo de ser personalizada.

"Não vale trocar a água por outros líquidos, como substituir por chás, sucos ou refrigerantes, pois de nada adiantam esses outros líquidos ingeridos para a hidratação e, dependendo da bebida, pode até fazer mal para a saúde."


Continue lendo