A escolha do preservativo é o primeiro passo para evitar problemas durante a relação sexual. Segundo pesquisa da Universidade de Kentucky, que ouviu 436 homens, quando a camisinha não está do tamanho correto há duas vezes mais chances dela ser tirada no meio da relação.
Além de aumentar o risco de infecções e gravidez indesejada, os pesquisados também reclamaram de redução do prazer e rompimento quando usavam camisinhas errada.
Hoje, o mercado de preservativos apresenta diversas opções e tamanhos. Só a linha Preserv, por exemplo, possui o Teen® com menor diâmetro (49mm), o Extra® e o Extra Sensitivity® ambos com maior diâmetro (54 e 55mm respectivamente), além do Alta Proteção® e Lite® (52mm), e Plus® e Prolong® (53mm).
"Acreditamos que ainda há um grande preconceito dos homens em buscar um modelo do tamanho correto, pois o produto mais vendido da nossa linha é o Preserv Extra®, com maior diâmetro e comprimento. O mesmo se repete entre os adolescentes que já iniciaram a vida sexual, ainda são poucos os que buscam o Preserv Teen®", afirma Moacir Sanchez, gerente de marketing da empresa (com Flöter&Schauff).