Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia aponta medidas simples e eficazes para os idosos aproveitem bem o período do calor.
Conheça abaixo nove dicas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) para aproveitar o verão com saúde e qualidade de vida na velhice:
1.Beba grande quantidade de água - o ideal é consumir no mínimo 2 litros ao longo do dia
2.Nos horários de sol forte procure abrigo em lugares cobertos e arejados ou em áreas que possuam ar condicionado
3.Vista-se com roupas leves, frescas – como as de algodão e cor clara. Óculos de sol e bonés também são aliados na proteção do corpo contra o calor
4.Evite atividade física extenuante na parte mais quente do dia (entre as 10 da manhã e às 16 horas) – em especial a prática de esportes ao ar livre neste período
5.Filtro solar e banhos mais frios são alguns dos cuidados com a pele
6.Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação
7.Evite refeições quentes. Privilegie alimentos como as frutas, verduras e legumes, pois são fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos mais refrescantes. Sorvetes também devem ser lembrados neste período.
Riscos & recomendações
A geriatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Maria Alice Toledo, esclarece que o período do verão requer atenção especial com os idosos, devido aos riscos à saúde do organismo, decorrentes das altas temperaturas apresentadas nesta estação do ano.
8.Alimente-se com uma frequência a cada três horas
9.Lavar e armazenar os alimentos de forma adequada ajudam a evitar contaminação, vômitos e diarreia.