Corpo & Mente

É possível realizar implantes dentários sem cortes?

22 jun 2011 às 15:13

A tecnologia voltada para a odontologia está cada vez mais avançada e os procedimentos têm evoluído para que os tratamentos sejam mais rápidos, menos traumáticos e até mesmo sem cortes, mesmo em casos que envolvam cirurgia.

Atualmente, o desenvolvimento de técnicas modernas somadas a utilização de aparelhos tecnológicos em 3D proporcionam resultados muito melhores para os pacientes. São as chamadas cirurgias minimamente invasivas. Este procedimento que já é explorado em outras áreas da medicina, também é uma opção na odontologia para os pacientes que optam pela prótese fixa sobre o implante, por exemplo. Vantagens: o pós-operatório e a recuperação são mais rápidos e confortáveis.


Mas o que de fato significa cirurgia minimamente invasiva? A mais nova tecnologia de implantes realizada no Brasil utiliza um sistema 3D de cirurgia guiada por computador, que permite a colocação do implante dentário por meio de pequenas incisões na gengiva e possibilita ao cirurgião-dentista trabalhar a angulação e ajuste dos dentes em até 35 graus.


E são essas pequeninas incisões que promovem uma recuperação mais rápida. Este tipo de técnica também diminui as chances de contaminação ou infecções. E o mais importante: é uma opção mais segura por ser um procedimento totalmente planejado.


Todo o procedimento é montado antes no computador, a partir de uma tomografia da arcada dentária do paciente e de um software que lê os dados e reproduz em três dimensões todo o crânio do paciente.


No monitor, o profissional analisa a formação dos ossos da mandíbula e do maxilar e determina exatamente em quais locais serão fixados os implantes. Ou seja: cortes pequenos e precisos. Outra vantagem é que técnica possibilita que a prótese seja confeccionada antes, afinal o profissional já tem todas as medidas e planejamento da cirurgia no software, assim a colocação dos novos dentes pode ocorrer no mesmo dia.

A cirurgia minimamente invasiva para implante dentário pode ser realizada no consultório e com anestesia local. A indicação é para pessoas que perderam todos os dentes e necessitam de uma reabilitação total. E não são poucas no Brasil. Para se ter idéia, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde cerca de 7 milhões de brasileiros com idade entre 65 e 74 anos precisam de próteses dentárias (com Fundamento Comunicação Empresarial).


Continue lendo