As conseqüências de uma noite de insônia são diversas: mau humor, dores na cabeça, fadiga, azia e entre outros. Por isso, é muito importante entender os sinais que o cérebro envia para manter em harmonia o seu corpo e mente. Pois os neurônios são um dos principais responsáveis pelo controle das reações fisiológicas para manter tudo equilibrado e funcionando muito bem.
Quando esses neurônios não relaxam, consequentemente, o seu sistema nervoso entra em colapso causando efeitos danosos no organismo do individuo. Em média é recomendável que se durma de seis a oito horas por dia, no entanto devida as tarefas diárias, muitas vezes é impossível conseguir descansar tantas horas em um dia, é quase um luxo se permitir a tamanho desfrute. Por isso, alguns especialistas abandonam essa primeira teoria e indicam que cada pessoa deve dormir o suficiente para não acordar cansado e não continuar com sono, o que é um dilema em alguns casos.
Sintomas
Os indivíduos que não dormem bem acabam sentindo na pele as conseqüências desta noite mal dormida. Como se não bastasse a fadiga corporal por não ter descansado, surgem sintomas como mau humor, acompanhado de muita irritação, falta de concentração, dores no corpo, na cabeça e também ficam mais suscetíveis a ter doenças infecciosas, arteriais, cardiovasculares e problemas como obesidade.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito com um especialista neurológico ou clínico de sua confiança. No entanto, os primeiros sintomas podem ser percebidos pelo próprio paciente que passa noites em claro e começa a ter mudanças no comportamento que afetam o seu convívio social e relacionamento interpessoal.
Por isso, fiquem atentos as primeiros sintomas e procure um especialista para realizar os exames necessários e buscar a melhor forma de tratamento que, em alguns casos, são resolvidos com atividades físicas ou indicação e prescrição de medicamento. Porém, procure um médico de sua confiança, pois noites mal dormidas podem acarretar em sérias doenças.
Prevenção
A melhor forma de prevenir a insônia é se desligar do mundo exterior ao deita-se na cama, relaxando corpo e mente. Mas ações básicas antes de dormir também podem contribuir para uma noite tranquila como:
Tratamento
Se fizer todas as dicas mencionadas acima e mesmo assim encontrar dificuldade para relaxar, procure um médico especialista em sono que poderá ajudá-lo da melhor forma possível indicando o tratamento ideal para cada tipo de pessoa e, assim, evitar danos irreversíveis a saúde.
(Fonte: saudicas)