No inverno é comum ficarmos muito tempo em ambientes fechados, o que contribui para a disseminação de doenças provocadas por vírus (gripe, resfriados, infecções de garganta, sinusite e outras). É possível, contudo, combater e prevenir com atitudes simples. "Uma boa nutrição, rica em vitaminas C e D contribuirá para um bom funcionamento do sistema imunológico", aconselha o infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edimilson Migowski.
Com o consumo regular de frutas, verduras, cereais e carnes magras, o corpo consegue grande parte dos nutrientes necessários para uma vida saudável. O uso de suplementos vitamínicos complementa a dieta e potencializa os nutrientes dos alimentos, reforçando o sistema imunológico. "Mesmo em um país tropical como o nosso, temos encontrado deficiência de vitamina D, o que predispõe a crises de asma, sinusite e problemas respiratórios", esclarece o especialista. Para manter o bom funcionamento do sistema de defesa do organismo e evitar a ocorrência de doenças, é aconselhável manter uma alimentação rica em nutrientes como zinco, manganês, cobre e vitaminas A, E, C e D. A suplementação, como a proporcionada por Centrum, pode contribuir para atingir as quantidades ad equadas de vitaminas e minerais necessárias diariamente, ajudando assim a melhorar as defesas do organismo.
Gripe não é resfriado
Embora os sintomas sejam parecidos, gripe não é a mesma coisa que resfriado. A gripe é causada pelo vírus influenza, enquanto o resfriado é provocado por diversos tipos de vírus. A gripe provoca dor no corpo, na cabeça e na garganta, e geralmente vem acompanhada de febre alta. Já o resfriado tem os mesmos sintomas, mas com intensidade leve.
Medidas preventivas
1. Evite ambientes fechados ou com muitas pessoas.
2. Mantenha o ambiente limpo e arejado.
3. Beba bastante líquido.
4. Mantenha uma dieta balanceada e a complete com Centrum.
5. Após usar transporte público, evite levar as mãos aos olhos, boca e nariz. Procure lavá-las primeiro.
6. Proteja com um lenço a boca e o nariz, ao espirrar ou tossir.
7. Use, sempre que possível, lenços descartáveis de papel.
8. Lave as mãos com regularidade.
9. Evite fumar.
10. Mantenha as vacinas em dia.