Alguns alimentos comuns na nossa rotina podem ajudar a causar candidíase. "A infecção fúngica, que acomete muitas mulheres, pode ser causada pelo consumo regular de açúcar refinado, lactose, carboidratos refinados, chocolates, bolos, biscoitos, refrigerantes, pão branco, álcool, embutidos, cafeína e produtos industrializados", explicou a esposa de Márcio Garcia e nutricionista funcional, que atende famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica.
Veja quais alimentos modificam o pH vaginal causando desequilibrio, favorecendo o crescimento de fungos. E quais nos deixam mais saudáveis, aumentando a quantidade de bactérias probióticas e mantendo a mucosa bem protegida.
1- Carboidratos simples como amido e açúcar favorecem a multiplicação de fungos. Evite ao máximo o consumo de pães brancos, bolos, biscoitos e massas.
2- O açúcar presente no mel, melado e outros doces de frutas, e nos aliemntos fermentados, como cerveja, também estimulam o crescimento fúngico. Nem é preciso falar do alto teor de industrializados, como sucos e refrigerantes.
3- Bebidas alcoólicas, ou melhor, o álcool também incentiva o crescimento das leveduras. Então, além dos destilados, evite os fermentados.
4- Alimentos embutidos, gordurosos e com alto teor de lactose tendem a aumentar a oferta de umidade do organismo. Isso também facilita o ambiente favorável à cultura de fungos.
5- Para prevenir e minimizar os sintomas de candidíase, aposte em fontes de fibras como folhas, verduras, legumes e alimentos integrais que garantem uma flora intestinal mais rica e saudável.
6- As ervas desidratadas, a cebol e o alho, segundo a nutricionista Andréa Santa, possuem eficiente ação antifúngica.
7- Banana verde e a batata são alimentos probióticos que, além de melhorarem a microbiota intestinal, reduzem o índice glicêmico das preparações.
(com informações do site Bolsa de Mulher)