A contagem regressiva para o verão já começou para algumas pessoas. Como ainda restam cerca de quatro meses para a chegada dessa época do ano, ainda dá tempo de reservar uma atenção especial para a pele. Mas qual o tratamento ideal? Peeling, limpeza de pele, luz intensa pulsada, carboxiterapía? Confira o que significa cada um e qual o mais indicado, segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Renata Bassani, da clínica de estética Siluets.
Limpeza de pele - Apesar de ser o tratamento mais comum e que pode ser feito em qualquer época do ano, a limpeza tem uma importância especial nos dias mais frios. Antes de iniciar qualquer tratamento facial para qualquer finalidade, como por exemplo, manchas ou rejuvenescimento é muito importante que ela seja feita. A pele limpa facilita penetração de cosméticos e ação dos equipamentos, além de deixar a pele com aquele aspecto saudável e bem cuidada. A limpeza pode ser realizada com intervalos de 30 a 90 dias, de acordo com a necessidade e tipos de cada pele.
Peelings mecânicos (diamante ou cristal) – Esses procedimentos fazem uma esfoliação bem importante e retiram a camada de células mortas, o que é essencial para promover renovação celular. Esta ação devolve a elasticidade da pele, estimula produção de colágeno e elastina, previne envelhecimento, promove clareamento de manchas superficiais, diminui a oleosidade e a acne, além de facilitar a penetração de cosméticos. O peeling deve ser realizado a cada 30 dias, portanto, se o objetivo for tratamento de algo específico pode-se ajustar estes intervalos de 7 a 30 dias. É indicada também antes de qualquer outro tratamento, pois a pele limpa e sem acúmulo de células mortas facilita penetração de cosméticos.
Tratamentos de hipercromias – O acúmulo anormal de melanina na pele é responsável pela hiperpigmentação (hipercromias). As principais hipercromias que observamos no consultório são a melanose solar e o melasma. A melanose solar é causada pela exposição cumulativa da pele ao sol. Já o melasma é uma hiperpigmentação simétrica caracterizada por manchas irregulares marrons acinzentadas acometendo principalmente o rosto das mulheres. Um dos fatores agravantes são os hormônios femininos, por isso, nos momentos em que a concentração deles aumenta, o melasma pode piorar, como acontece em mulheres que estejam tomando pílula anticoncepcional ou em gestantes. Por sua vez a exposição solar piora as manchas, mas mesmo com filtro solar, elas podem escurecer.
O tratamento das hipercromias tem como objetivo realizar o clareamento através de ativos despigmentantes, que agem equilibrando a produção de melanina, já que seu desequilíbrio é o que ocasiona as manchas. Estes tratamentos são realizados semanalmente em consultório com aplicação de diversos produtos que contém ativos específicos e muito concentrados na sua formulação e diariamente em casa com produtos home care a serem utilizados de dia e a noite, para potencialização de tratamento. Geralmente são necessárias sessões semanais e após um mês de tratamento já é possível verificar os primeiros sinais de melhora nas manchas. Os ativos utilizados neste tratamento são: Cromabright, Ácido Trexamico, Ácido Salicílico, Ácido Kójico, Ácido Fítico, Ácido Mandélico e Retinol.
Tratamentos de rejuvenescimento - Estes tratamentos são capazes de tratar flacidez, linhas, rugas e cicatrizes de acne. Para isso, dependendo de uma avaliação individual, poderá ser utilizada a Luz Intensa Pulsada, Carboxiterapia e dermocosméticos específicos a serem realizados no consultório e home care. Os tratamentos podem ser utilizadas juntos, proporcionando um resultado muito mais efetivo. A Luz Pulsada melhora a qualidade da pele e proporciona um aspecto mais suave e firme de forma duradoura, através da estimulação de produção e reorganização do colágeno já existente. Já a carboxiterapia é a infusão controlada de Dióxido de Carbono medicinal subcutâneo. O gás injetado no tecido melhora circulação, a oxigenação, regularidade dérmica e elasticidade do tecido.