Corpo & Mente

Descolamento de retina é mais comum do que parece

15 mar 2010 às 18:24

Mais comuns do que se pensa, os casos de descolamento de retina são frequentes em clínicas oftalmológicas e, às vezes, são descobertos só na hora do check up, porque o paciente está desenvolvendo o processo e não percebe.

O descolamento de retina é um dos sérios problemas que afetam a visão e leva à perda total da capacidade de enxergar quando não tratado em tempo e adequadamente.


Quando o descolamento é pequeno, às vezes, não apresenta os sintomas naturais que são a percepção de um flash de luz e a presença de moscas volantes ou pontinhos pretos que ilustram o processo por que passa o vítreo, uma espécie de gel que preenche o olho e puxa a retina quando se descola. Segundo os médicos, este é o melhor momento para o tratamento.


Porém com o descolamento já consolidado o sintoma é outro, uma mancha preta é percebia e vai aumentando rapidamente como se baixasse uma cortina. Diminui o campo de visão e isso pode acontecer em pouco tempo.

Há diferentes tipos de descolamento e para cada um, o tratamento específico. O descolamento simples é causado por uma rasgadura, um buraco na retina; O descolamento tracional é relacionado a outras disfunções do organismo como a diabetes, a trombose e as doenças vasculares; O descolamento inflamatório é o que se relaciona às doenças imunológicas, reumatológicas ou tumores que acometem os olhos.


Continue lendo