Corpo & Mente

Depilar as axilas aumenta o mau cheiro do suor

27 nov 2014 às 15:06

As axilas desempenham um papel importante na regulação da temperatura corporal. O ser humano tem cerca de 3 milhões de glândulas sudoríparas que bombeiam em torno de 14 litros de água por dia ou 4 litros de água por hora sob condições extremas.

Curiosamente, embora a maioria dos mamíferos possua glândula sudorípara, poucos deles incluindo cavalos e humanos produzem grandes quantidades de fluindo de termorregulação, vulgo suor.


Assim como a urina, o suor é quase estéril e não tem odor quando é excretado: ele só começa a feder quando é fermentado pelas bactérias do ambiente. No caso da transpiração das axilas, há dois tipos de glândulas que produzem o suor: as glândulas crinas servem para resfriar o corpo, decretando apenas água a eletrólitos.


Como esse suor é relativamente pobre de nutrientes, ele raramente atrai bactérias e quase não afeta o cheiro do corpo. As glândulas apócrinas, no entanto, também transportam gorduras e proteínas pela superfície da pele junto com o suor, e tudo isso é digerido pelas colônias de bactérias — junto com as células mortas da pele e do cabelo — e isso gera o odor do suor como subproduto metabólico.


As axilas podem ser comparadas a florestas tropicais em meio à topografia tipicamente árida da pele, o que faz com que elas sejam o lar ideal para vários tipos de bactérias. Elas prosperam em ambientes úmidos e com baixo pH criados quando você lava o manto ácido natural produzido pelas suas axilas usando sabonetes alcalinos.


Depilar as axilas também ajuda a aumentar o número de bactérias, já que os pelos que protegeriam a umidade da pele são removidos. E mesmo que o pessoal mais ermitão-hippie-naturalista diga que a sujeira é uma coisa natural e até mesmo legal, é compreensível que a maior parte das pessoas queira manter o aroma fresco de uma pele desodorizada.


ENTENDA MAIS: Diferença entre desodorantes e antitranspirantes evite problemas

(Fonte: Giz modo)


Continue lendo