Seu filho passa horas em frente ao computador ou ao tablet? Fique atento! O oftalmologista Dr. Tiago Ribeiro, alerta que adolescentes que usam esses dispositivos de forma exagerada têm mais risco de sintomas relacionados à visão, como a astenopia, também conhecida como desconforto ocular.
O médico explica que até os 21 anos os olhos ainda estão em processo de desenvolvimento, por isso, é preciso tomar alguns cuidados. "O ideal é que o uso do computador, do tablet e até mesmo do celular seja moderado e alternado com momentos de pausa, para descansar a visão", observa.
O oftalmologista esclarece que a postura na hora de estudar também ajuda a preservar a saúde ocular. "Na adolescência, é comum aumentarmos as demandas na escola, exigindo maior concentração. Quando estamos lendo, por exemplo, piscamos menos, o que pode causar a sensação de olho seco. Por isso, é importante dar um intervalo nos estudos a cada uma ou duas horas", destaca.
Dr. Tiago Ribeiro acrescenta que os pais devem se atentar a algumas queixas dos filhos, pois elas podem indicar problemas de visão. "Dores de cabeça constantes, sensação de peso nas pálpebras e olhos secos devem ser investigados.
Além disso, um dos principais sinais de que a saúde ocular não está bem são as reclamações de dificuldade de enxergar o quadro na sala de aula. Alguns adolescentes têm queda no desempenho escolar por causa de patologias oculares", argumenta o médico.
O especialista ressalta, ainda, que jovens com histórico de doenças oculares na família devem ter um acompanhamento oftalmológico regular. "Durante esta fase da vida, o ideal é que os pais levem os filhos ao oftalmologista anualmente. Desta forma, é possível acompanhar o crescimento dos olhos e verificar se eles estão se desenvolvendo normalmente", conclui.