Corpo & Mente

Criança vence câncer renal após quatro anos de tratamento

24 mar 2014 às 14:46

Mariana Bicalho, hoje com 6 anos de idade, se recuperou totalmente após um ano e meio de tratamento contra um câncer renal. Moradora da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a menina desempenha um papel especial, representa as crianças já salvas através de doações adquiridas em campanhas e eventos como o tradicional torneio de golfe beneficente Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald, que terá sua 11ª edição sendo realizada no dia 31 de maio, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu-SP.

Em 2010, quando tinha apenas dois anos de idade, Mariana desenvolveu um nefroblastoma, que é um tumor renal e desde 2011 encontra-se fora de tratamento. A menina ficou hospedada na Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro durante o tratamento no Instituto Nacional de Câncer - INCA. Hoje, com 6 anos de idade, ela comemora a saúde e retoma suas atividades como estudar e brincar.


Mariana representa milhares de crianças e adolescentes do Brasil beneficiadas pela atuação do Instituto Ronald McDonald, que por meio dos seus programas e campanhas beneficia anualmente cerca de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Com isso, a instituição tem contribuído para aumentar as chances de cura da doença, que há 30 anos era de cerca de 15% e atualmente passa de 65%, podendo chegar a 85% em alguns casos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A 11º Invitational Golf Cup – Instituto Ronald McDonald espera receber mais de 250 convidados. Considerado um dos maiores eventos beneficentes de golfe da América Latina, o torneio já destinou, desde a primeira edição, mais de R$ 2,1 milhões para a causa do combate ao câncer infantojuvenil no País. A arrecadação já ajudou a viabilizar projetos como ampliação e reforma de casas de apoio e compra de veículos. No ano passado, a arrecadação líquida foi de R$ 311 mil. O resultado foi possível graças à grande adesão de empresas e convidados.


Continue lendo