Corpo & Mente

Criança deixa hospital em Londrina depois de 3 anos

29 jan 2010 às 08:32

Um problema na gestação fez com que Andreza Borges Morandi, 32 anos, tivesse que adiar por mais de 3 anos a realização do sonho de ser inteiramente mãe, como ela mesma descreve. "Não via a hora de ter a nossa vidinha normal, como qualquer família. Cuidar dele, me sentir mais mãe".

Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Infantil de Londrina devido a uma encefalopatia por hipóxia intrauterina, Lucas Borges Morandi, volta pra casa aos exatos 3 anos, 2 meses e 10 dias. "Foi muito choro, muita luta. Mas agora é como se esse sofrimento todo não tivesse existido. É como se ele estivesse nascendo agora", resume a mãe emocionada.


Andreza conta que, sempre muito sonolento, aos 38 dias de vida Lucas afogou com o leite, ficando com as extremidades cianóticas (de cor arroxada, por falta de oxigenação). Depois de 30 dias internado e o diagnóstico de lesão neurológica, Lucas melhorou e teve alta. Na terceira internação, já com o diagnóstico completo, o quadro se complicou e Lucas precisou ficar por um longo período no Hospital Infantil.


Na semana passada ele recebeu alta e nesta sexta (29) fará sua primeira saída de casa. Será para uma visita ao médico, no Hospital Infantil, mas desta vez somente para uma avaliação do quadro geral e acompanhamento dessa primeira semana em casa. Um cuidado necessário para que os pais Andreza e Adilson possam continuar desfrutando, tranquilos e em segurança, cada conquista do dia a dia do filho.

Para garantir a recuperação rápida, caso necessário, a casa da família foi equipada com um cilindro de oxigênio, conseguido através do Sistema Único de Saúde (SUS) de Rolândia, onde o garoto mora.


Continue lendo