Até problemas de envelhecimento facial hoje podem ser resolvidos na cadeira do dentista. Há procedimentos mecânicos que devolvem as funções originais dos dentes e deixam o rosto mais harmonioso, simétrico e bonito.
Segundo Debora Ayala, dentista e membro da Academia Europeia de Odontologia Estética, uma das técnicas mais modernas é o reposicionamento do côndilo, a "cabeça" do osso da mandíbula.
Essa plástica bucal interfere na mastigação, corrige o bruxismo, questões articulares e faz o rosto ganhar dentes naturalmente alinhados, com uma nova anatomia. Além de drenar as bolsas abaixo dos olhos e relaxarde músculos erradamente tensionados. Depois dessa correção pode ser feito o visagismo "que dá personalidade ao sorriso", afirma a dentista.
"É uma técnica que equilibra o conjunto de músculos e ossos". Segundo Debora, crânio e mandíbula são interligados pela musculatura da face e o que estabiliza o sistema são os dentes naturalmente alinhados.
Com a idade, os vícios de mordida unilateral e o estresse, vêm a flacidez da pele e o encurtamento dos músculos, por falta de tônus. "Como não é usual exercitar os feixes musculares do rosto – como se faz com a ginástica corporal – o problema de articulação tende a ocorrer com frequência. E ainda piora por conta do bruxismo, que desgasta, fratura os dentes e deforma o côndilo", destaca a especialista.
O diagnóstico e o tratamento são feitos por meio de radiografias, filmagens e fotos do rosto e da postura do paciente. O objetivo é equilibrar a simetria facial num articulador bucal. A tecnologia aponta as medidas alteradas, de modo a possibilitar o realinhamento de forma perfeita e natural, com precisão.
Tratamentos acoplados
Tens (Transcutaneous Electrical Neural Stimulation, eletroestimulação nas musculaturas): é um procedimento que visa fortalecer os músculos de um dos lados da mordida. Isso é necessário, pois ao longo da vida o ser humano tende a utilizar mais um lado do que o outro para morder. A Tens realiza a redefinição e equalização desse sistema, devolvendo uma melhor simetria facial. Outra vantagem é que, com os estímulos dos músculos, a pele fica mais irrigada e produz mais fibras de colágeno. Isso devolve a elasticidade e o tônus, tanto à musculatura quanto a pele.
Laser de baixa potência: age no sistema de síntese de energia das células fazendo com que ocorra um estímulo maior nas determinadas fases de um processo inflamatório, diminuindo dores faciais e dores de cabeça tensionais.
Dispositivo intraoral: descomprime a região da ATM (articulação temporomandibular), retirando um estímulo que poderia causar uma artrose. Caso ela já esteja instalada, o aparelho ajuda a diminuir o processo.
Visagismo: Além da estética, existe a necessidade de manter os espaços vitais da região do complexo da ATM. Por meio da tecnologia e técnicas do visagismo, é possível devolver a anatomia dos dentes.