Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Veja o vídeo!

Coronavírus: saiba como medir o nível de proteção de sua máscara

Caroline Knup - Estagiária*
14 abr 2020 às 11:15

Compartilhar notícia

- Emerson Dias/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O uso de máscaras de contenção vem sendo indicado por órgãos nacionais e internacionais de saúde. Em Londrina, a população deverá, obrigatoriamente, usar as máscaras quando estiver fora de casa. A informação foi dada pelo prefeito Marcelo Belinati na manhã desta terça-feira (14) e começa a valer a partir de quarta (15).

Assim, fica decretado que todos devem usar máscaras de tecido no transporte coletivo, no comércio, em prestação de serviços e todas as demais atividades realizadas fora de casa. Para garantir a efetividade das máscaras e, portanto, contribuir com a prevenção do novo coronavírus, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu algumas orientações para o uso das máscaras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O texto do órgão indica que todas as pessoas, inclusive crianças, podem usar as máscaras. Entretanto, é preciso respeitar a higienização, o tempo de uso - máximo de três horas - e o ajuste - o tecido deve cobrir totalmente a boca e o nariz e não deixar espaços na lateral do rosto. Além disso, é preciso reforçar que o uso das máscaras não descarta os demais cuidados preventivos, como a higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Conheça o MusicalMente

Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional

Imagem de destaque
No União da Vitória

Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul

Imagem de destaque
Foco e disciplina

'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento

Imagem de destaque
Câncer e outras doenças

Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória


Para verificar o nível de proteção da máscara, o Projeto Ensinano, do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo) mostra, em um vídeo, como fazer um teste simples. Além disso, o professor Henrique Toma - que aparece no vídeo - ensina como aumentar a eficiência de proteção das máscaras de tecido.


No vídeo, os professores do Instituto de Química da USP orientam, ainda, que a utilização do filtro de papel aumenta a proteção das máscaras. Assista ao vídeo abaixo, faça o teste e proteja-se contra o novo coronavírus:


*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo