Dentro do conceito exercício para o corpo e para a mente, o pilates vem despontando como um dos campeões de procura. De acordo com a instrutora de pilates Lillian Moura, a maioria das pessoas procura um exercício que mantenha ou melhore o seu condicionamento físico, mas também que dê prazer.
"O stress do dia a dia faz com que as pessoas queiram encontrar paz, relaxamento e boas energias em suas horas de lazer. O exercício não deve ser apenas uma forma de manter o corpo em dia, mas também de proporcionar prazer e com isso qualidade de vida", explica a profissional, que atua na área há cerca de 8 anos.
Lillian conta que 70% de seus pacientes são mulheres. "Acredito que elas são mais sensíveis e já reconhecem há mais tempo os benefícios do pilates", conta. A profissional diz que os benefícios são inúmeros e que pessoas de todas as idades podem praticar.
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
"O pilates é um ótimo exercício para adolescentes, gestantes, idosos, homens, mulheres na menopausa. Qualquer idade é a ideal. Basta um profissional capacitado e atento às suas necessidades para que o pilates torne-se um grande aliado na sua vida", resume Lillian Moura.
Alguns benefícios que podem ser listados são a melhora do condicionamento físico; melhora na consciência corporal e o equilíbrio, ajuda a fortalecer muscular; melhora da flexibilidade e do alongamento, auxilia na concentração; combate o estresse; melhora a circulação sanguínea,
Previne e ajuda a tratar de doenças como a osteoporose e a incontinência urinária.