Apesar de milenar, o yoga, técnica originada na Índia, ganha cada vez mais adeptos, especialmente durante e após a pandemia. De acordo com a professora de yoga do Colégio Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski, “a rotina da prática diária ajuda a manter a tranquilidade, confiança e alegria, além de trazer foco e concentração, o que é válido para todas as idades, desde crianças até adultos e idosos”, explica. O yoga é uma boa alternativa, pois além de trabalhar a mente, age no corpo físico, aumentando a flexibilidade, a força muscular e melhorando a postura.
Corpo e mente
A professora explica também que o yoga une trabalho físico, mental e espiritual. “Por isso, juntamente com o fortalecimento do corpo e flexibilidade, há incentivo ao relaxamento, clareza de pensamento e autoconhecimento. Isso acontece a partir de uma sequência de posturas que se conectam umas com as outras por meio do ritmo da respiração."
Leia mais:
Projeto de Londrina que oferece música como terapia para Alzheimer é selecionado em edital nacional
Unindo religião e ciência, casa católica passa a abrigar consultório psicológico gratuito na zona sul
'Secar' o corpo até o verão é possível, mas exige disciplina e acompanhamento
Ministério da Saúde inclui transtornos ligados ao trabalho na lista de notificação compulsória
Veja alguns benefícios do yoga:
1. Diminui a ansiedade
A meditação, que faz parte das práticas, favorece o foco no presente, o que proporciona equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem-estar e equilíbrio.
2. Melhora o condicionamento físico
A prática fortalece os músculos e aprimora a resistência, isso contribui para a saúde física, e consequentemente melhora a disposição.
3. Promove consciência corporal
Um dos benefícios do yoga é o desenvolvimento de maior consciência do próprio corpo, conhecendo melhor a sua postura e a forma de se movimentar.
4. Gera tranquilidade
As posturas e o alongamento, aliados ao controle da respiração, auxiliam na liberação da tensão, gerando mais relaxamento e tranquilidade.