Deve ser construída, até o final deste ano, na zona oeste de Londrina uma unidade de pronto-atendimento (UPA) com capacidade para fazer atendimentos de urgência e emergência; seria uma unidade semelhante ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), que hoje noa existe na zona oeste da cidade. A garantia foi dada pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em discurso na solenidade da manhã desta segunda-feira (5), em frente à prefeitura.
A princípio, esta unidade foi anunciada com menos leitos e menor resolutividade. No entanto, o projeto foi reformulado "O prefeito nos pediu uma unidade maior porte e ficamos sabendo que isso já está autorizado", disse o ministro Temporão. A unidade terá entre 13 e 20 leitos e pode atender uma população de 300 mil pessoas. O funcionamento da unidade será de 24 horas.
Quando estiver pronta, o Ministério da Saúde vai destinar R$ 175 mil mensais para custear a unidade.
Santa Casa
Também foi assinado na manhã de hoje pelo ministro José Gomes Temporão e pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) convênio para conclusão das obras de ampliação do Hospital Santa Casa. A ampliação da unidade atenderá a uma necessidade da região de maior oferta de leitos para atendimento à população.
O novo prédio do hospital, que será integrado ao bloco já existente, terá 125 novos leitos de internação, 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oito salas cirúrgicas para procedimentos de alta complexidade, entre outros serviços.
À tarde, a ministra assina acordos para o programa "Minha Casa, Minhas Vida", cuja meta federal é construir um milhão de casas no país.