Foi confirmada na tarde desta quarta-feira (16) a primeira morte por dengue no Paraná em 2013. Ewton Einar Basanini, 75 anos, morreu vítima da doença em Peabiru, na região de Campo Mourão. Ele era advogado e morreu na segunda-feira (14). Ainda não há confirmação do tipo (1, 2, 3 e 4) da doença que vitimou o advogado.
Esta foi a primeira morte por dengue no estado desde o maio de 2012, quando um homem de 72 anos veio a óbito na cidade de Jaguapitã, no Norte do Paraná. A morte deste mês de janeiro de 2013 ocorreu em uma das quatro cidades constatadas com epidemia da doença pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
Além de Peabiru, com 179 casos confirmados da doença e cerca de 1,1 mil notificações (casos não confirmados), também estão com epidemia de dengue São Carlos do Ivaí (149 confirmados), Japurá (25) e Fênix (17). A situação de epidemia é considerada a partir do número de pessoas com a doença em relação ao total de habitantes do município.
De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Sezifredo Paz, o quadro clínico da vítima de dengue foi agravado porque o paciente era hipertenso e tinha histórico de câncer, o que deixou o organismo ainda mais debilitado. Porém, segundo Paz, o que mais agravou a situação foi o fato de ele ter demorado três dias para procurar um posto de saúde.
O superintendente alerta que qualquer pessoa que tenha sintomas como febre alta e dor de cabeça deve procurar unidades de saúde nos municípios. (com informações do repórter Rubens Chueire Jr., da Folha de Londrina)