Quem não quer uma barriga chapada e sem pneus que atire a primeira pedra. Foi pensando nessas pessoas que o site Hypescience elencou 5 dicas infalíveis para quem sonha com o abdômen trincado. Confira:
Não precisa se matar na academia
É possível sim perder a barriguinha sem precisar passar horas fazendo abdominais. Entretanto, o estilo de vida adotado deve ser dos melhores, com frutas, verduras e grãos e a atividade física deve sim estar presente, mesmo que em menor quantidade.
"O acúmulo de gordura na região abdominal está diretamente ligado a um risco maior de doença cardíaca, pressão arterial alta, diabetes e acidente vascular cerebral", disse Tammy Lakatos Shames, nutricionista e personal trainer certificado ao site Hypescience. "O excesso de gordura em torno dos quadris e coxas não é tão perigoso", afirmou.
A gordura que se acumula ao redor da barriga chama-se gordura visceral e afeta hormônios e substâncias essenciais para a saúde.
Reduzir o estresse ajuda
Os problemas do dia a dia causam estresse e liberam cortisol, hormônio responsável pelo armazenamento extra de gordura no abdômen. Atividades como ioga, pilates e caminhadas, que trabalham bem com respiração, ajudam no alívio do estresse e da tensão.
Durma bem e emagreça
O nutricionista ainda afirma que "O cortisol – o mesmo hormônio que aumenta durante o estresse – é afetado quando você não consegue dormir o suficiente, o que pode aumentar a gordura da barriga [...] além disso, quando você está cansado, existe a possibilidade de querer comer mais, pois o cortisol também faz você se sentir mais fome".
Como já sabemos, os médicos indicam uma noite de sono entre sete e oito horas, para descansar completamente o corpo e, de quebra, eliminar a barriguinha.
Coma alimentos com probióticos
Conhecidos por ser bactérias boas, os alimentos com probióticos ajudam na redução da barriga. "Comer laticínios com probióticos vai ajudar a aliviar problemas digestivos que podem causar inchaço", diz Lakatos.
Evite - ao máximo - bebidas alcoólicas
Quer perder a barriguinha de cerveja? Então pare de abrir uma latinha após o trabalho e esqueça bebidas destiladas. "Você não precisa entrar em abstinência. É possível beber socialmente, mas fique atento: grandes quantidades de bebidas alcoólicas – especialmente à noite – provocam inchaço", explica Shames.
Porém, muitas vezes o refrigerante e o cafézinho (dependendo da quantidade de açúcar colocado) podem surtir o mesmo efeito. Refrigerantes zero dão o falso efeito de calorias negativas e o gás também pode causar inchaço na barriga, dando a sensação de mais gordura. Prefira sucos naturais, chás diuréticos e água.
Evite sal
Além de provocar um desconforto gastrointestinal e flatulências, o sal incha e pode acarretar problemas cardíacos. Dê um tempo para carnes a vácuo, temperos prontos e deixe o saleiro fora da mesa.
Com estas simples dicas, sempre aliado a exercícios físicos e uma alimentação saudável, você poderá conquistar sua barriga dos sonhos.
(Com informações do site Hypescience)