Os dias frios apontam grande influência no metabolismo. No inverno é importante dedicar um cuidado maior ao corpo. Marco Aurélio, profissional de educação física da Rede Just Fit Academias, explica que isso acontece porque com a queda de temperatura, o corpo precisa produzir mais calor para manter a temperatura ideal e daí ao invés de usufruir do tempo frio para acelerar o metabolismo, é comum que muita gente compense na comida e assim, além de ganhar alguns quilinhos, de quebra acabam fazendo o efeito contrário no organismo.
"É importante entender que o conceito de metabolismo muitas vezes é apenas a forma como a saúde e a alimentação estão sendo tratadas. Mesmo se a desculpa for a preguiça pelo frio para cultivar os bons hábitos, vale algumas algumas dicas bem simples para acelerar o metabolismo e eliminar as calorias a mais".
O especialista citou seis passos que podem acelerar o metabolismo no inverno, confira:
1. "Um alongamento suave antes da atividade física ajuda a preparar a musculatura para o treino que virá a seguir".
2. Manter a hidratação ingerindo bastante água antes de sentir sede. "Lembre-se quando sentimos sede já é um sinal de desidratação", avisa.
3. "É uma boa hora para aproveitar e aumentar a intensidade dos treinos, já que a sudorese não será tão elevada nessa época do ano e isso minimizará o cansaço e a fadiga durante a atividade física."
4. "Qualquer intervalo ao longo do dia vale para se exercitar já que o sol não estará tão forte nessa época do ano."
5. "Abuse mais das caminhadas e da bicicleta ao invés de usar o carro para se locomover até o trabalho, por exemplo. Sem suar a camisa fica mais fácil deixar o carro na garagem".
6. "Comer somente o necessário não significa ingerir tudo o que deseja só porque não vai usar roupa de praia nessa época. Mas, não deixe de fora nenhum macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras são necessários, basta equilibrá-los", finaliza.