Recentemente foi destaque nos jornais o caso de uma jovem deu entrada no hospital para ter seu filho e após a abertura de sua barriga para a cesariana foi descoberto que não havia um bebê, mesmo com os testes de gravidez apontando a gestação. Mas, como descobrir que a gravidez pode ser na verdade uma gravidez psicológica?
De acordo com a Dra. Carolina Ynterian, na gravidez, o número de hormônio HCG dobra de quantidade a cada 2-3 dias a partir da fertilização. Este hormônio determina o momento gestacional em que a mulher se encontra e pode ser detectado tanto em testes de urina quanto de sangue. Hoje, os índices de HCG não costumam ser utilizados devido à variação de padrões técnicos e biológicos.
Segundo ela, com tantas variações, atualmente já não consideram o nível de HCG como um diagnóstico. "Devido ao alto número de quimioterapias seguidas de histerectomias em casos de pacientes diagnosticadas com neoplasia tromboplástica gestacional ou coriocarcinoma baseado e única e erroneamente em altos níveis de HCG sorológicos, os Estados Unidos estabeleceram o USA hCG Reference Service há três anos como fonte para consultas clinicas. Estes resultados de HCG em soro são conhecidos como "phantom HCG", em português "HCG fantasmas", eles indicam a concentração do hormônio que são inexistentes na urina, por isto, passou-se a utilizar o teste de urina como confirmação dos índices de HCG.
Ela explica que os testes vendidos em farmácia fazem a medição de HCG através da urina, sendo a forma mais confiável e indicada para descobrir se há ou não gravidez. Inspecionados pela ANVISA, os testes caseiros de gravidez são indicados e seguros.