Os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Leste e Oeste recebem na próxima segunda-feira (18) e terça-feira (19) oficinas direcionadas a idosos e seus cuidadores com foco no resgate de memórias e troca de experiências por meio de vertentes das artes visuais. As atividades ministradas pela professora e doutora Roberta Puccetti.
A oficina tem entrada gratuita e é aberta para homens e mulheres com 60 anos ou mais e as pessoas que as acompanham. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3375-0334 (CCI Oeste) e 3375-0307 (CCI Leste).
O primeiro encontro será na segunda-feira (18), às 14 horas, no CCI Oeste, localizado na Rua Serra Pedra Selada, 111, Jardim Bandeirantes. Já no CCI Leste a atividade irá ocorrer na terça-feira (19), também às 14 horas. A sede fica situada na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz.
De acordo com Roberta Puccetti, a proposta da oficina é estimular a troca de experiências e trabalhar com as memórias dos participantes através do fazer artístico. A abordagem será feita com a utilização de elementos como imagens, fotografias, desenhos e pinturas. "Estar em contato com outras pessoas, resgatar histórias de vida e lembranças e exercitar a criatividade são práticas que podem proporcionar benefícios à saúde mental e física dos idosos. Nesse contexto, vou utilizar a linguagem visual e trabalhar com objetos, formas e imagens. Eles, por sua vez, terão a oportunidade de levar suas fotos, resgatar memórias, desenhar, pintar, esculpir e conversar entre si", destacou.
Setembro Lilás
As ações da campanha mundial Setembro Lilás tiveram início no dia 1 de setembro e continuam até o dia 29 deste mês. Em Londrina, a iniciativa é promovida pelo Instituto Não Me Esqueças com o tema "Porque eu me importo", e tem apoio da Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais do Idoso e de Saúde.
As atividades são gratuitas e realizadas em várias regiões da cidade. Também são apoiadores da campanha o Grupo de Estudos sobre o Envelhecimento (Gesen) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Instituto GRPCom, RPC, Midiograf e Guerra Propaganda.