Corpo & Mente

Botox pode ser usado para aliviar dores

12 set 2013 às 16:51

O botox é uma substância que lesiona tecidos, mas como diz o ditado popular, a "diferença entre o veneno e o remédio é a dose," - e nesse caso, não só a dose como também a sua forma de utilização. A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, ou seja, ela faz com que a comunicação entre o músculo e o nervo seja interrompida, fazendo com que o músculo deixe de funcionar temporariamente. Essa é a propriedade que levou seu uso às clínicas estéticas, pois ao ser aplicado sob a pele, a toxina impede que a placa motora dos músculos contraiam e evita que as rugas se formem, promovendo um aspecto facial mais jovial.

Além dos tratamentos faciais, o botox também é utilizado em situações médicas, como no tratamento da enxaqueca e na disfunção da articulação temporomandibular (ATM). A disfunção da ATM tem vários sintomas que podem apresentar dores distintas, sendo uma das suas principais reclamações a dor de cabeça, causada pela contração muscular excessiva da região, explica o Dr. Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba, PR, e adepto das técnicas do botox como tratamentos médicos.


Os sintomas das disfunções na (ATM) atingem cerca de 30% da população no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (ONU). Para ser diagnosticada corretamente, a disfunção deve ser analisada por médicos especialistas e devidamente tratada por uma equipe multidisciplinar, e, durante esse processo, o botox pode ser um aliado, relaxando a musculatura.


"A aplicação da toxina botulínica funciona como um tratamento complementar para quem sofre de disfunções da ATM. Muitas vezes, a musculatura do paciente tem uma 'memória' da contração. O botox ajuda a relaxar o músculo enquanto são realizados os outros tratamentos", explica.


Com o botox aplicado corretamente, as dores de cabeça, nuca, pescoço e face podem ter um alívio mais rápido. Cercal comenta que o ideal é que odontologista possa detectar a disfunção, faça a indicação e encaminhe o paciente ao médico responsável pela aplicação da toxina os pacientes que persistirem com dores, mesmo com o tratamento dentário adequado e com o uso de uma placa interoclusal.


Quando se fala na duração do produto aplicado, dúvida comum entre os pacientes, a o médico comenta que a permanência do resultado varia de três a cinco meses. E, por isso, deve ser aplicado entre esse intervalo. "O botox é contra indicado apenas em casos de doenças, como a miastenia gravis, enfermidade neuromuscular que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários".

Existe também a indicação de uma terapia nova chamada fototerapia, que, realizada com uma fonte intensa de luz vermelha, age na musculatura, causando seu recondicionamento e relaxamento e na ATM em si, com efeito anti-inflamatório e repositor de cartilagem, conclui.


Continue lendo