Corpo & Mente

Atento com as recomendações para fazer exames clínicos

08 nov 2010 às 16:09

Receber do médico um pedido para a realização de um exame clínico pode ser algo incômodo para alguns pacientes. Na ânsia de se livrar logo dos procedimentos médicos ou laboratoriais, várias pessoas não seguem à risca recomendações como o jejum, exemplo mais comum em casos como os exames de sangue.

Mas é bom ter cuidado: os resultados podem mudar completamente se as orientações não forem levadas em conta. Como explica o diretor do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski: "Se o paciente não ficar de jejum pelo tempo recomendado, seu diagnóstico pode mostrar uma situação diferente da realidade", diz. "E isso pode fazer com que o médico dê a ele um tratamento que não é eficaz para o seu caso", complementa o diretor.

Cada tipo de exame tem uma recomendação diferente: os testes que medem Ureia, Triglicerídeos e Colesterol total, por exemplo, exigem um jejum de 12 horas. No entanto, completa Kozlowski, "tem gente que chega no laboratório sem ter se alimentado por mais de 14 horas", o que também pode gerar resultados imprecisos. O importante, no final das contas, é seguir com disciplina as recomendações do médico e do laboratório, a fim de que o tratamento seja o mais eficaz possível. Quem sai ganhando é o paciente (com IEME Comunicação).


Continue lendo