Que o ronco é mais frequente nos homens, isso já é realmente comprovado. Mas as mulheres não estão livres desse distúrbio. Segundo Dr. Eduardo Rollo
Duarte, dentista especialista em Odontologia do Sono, duas situações que podem causar o ronco são: a ingestão de álcool e a menopausa.
O álcool é traiçoeiro para as mulheres. Afinal, imagine sair pela primeira vez com o homem dos sonhos, conversar e dar ótimas risadas com taças de vinho e depois, durante a noite, a mulher roncar a noite toda!
"A relação entre o álcool e o ronco é muito próxima, pois a substância alcoólica relaxa os músculos do corpo, inclusive na região da garganta. Esse relaxamento ajuda a fechar o canal da passagem do ar, causando a vibração do ronco.", explica Dr. Eduardo.
Já a menopausa pode ocasionar o ronco para muitas mulheres, por causa da perda ou diminuição dos hormônios femininos. "Essa redução aumenta o relaxamento da musculatura e favorece o distúrbio.", diz o dentista. A reposição hormonal pode ajudar , mas dependendo de outros fatores não é o suficiente para evitar o ronco. O ideal, em casos de ronco frequente, é buscar tratamento. (com Flötter & Schauff assessoria)