Corpo & Mente

Andar de ônibus aumenta risco de infecções

20 mar 2013 às 14:39

De acordo com especialistas, quem anda de ônibus corre seis vezes mais riscos de desenvolver infecções causadas por bactérias e vírus. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, que estudaram a relação entre transporte público e o risco de infecções respiratórias, como resfriados e gripes. Publicado na revista científica Journal BMC Infectious Diseases, o estudo avaliou 138 pessoas entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009 (período de inverno no Reino Unido). Entre os participantes, 72 estavam com infecções respiratórias.

De acordo com o bioquímico especialista em bacteriologia, Marcos Kozlowski, colocar as mãos no nariz ou na boca após tocar o corrimão, bancos ou barras do ônibus, que podem estar contaminadas, é uma das principais causas das infecções. O segundo fator que expõe o usuário a contaminações no transporte público, segundo o bacteriologista, são as janelas fechadas dos veículos. "O ambiente fechado propicia que os agentes infecciosos circulem por mais tempo dentro do meio de transporte, aumentando o risco de transmissão aérea de vírus e bactérias".

A melhor forma de prevenção é manter bons hábitos de higiene, a começar pelas mãos. Elas devem ser lavadas com água e sabão ou limpas com álcool 70% e não devem ser levadas à boca ou nariz. Além disso, se a pessoa estiver resfriada ou gripada, a dica é carregar um lenço descartável, para usar em caso de tosses e espirros. O especialista destaca, ainda, que o problema não está apenas no transporte coletivo e sim nos hábitos de higiene de grande parte da população. Logo, em outros locais públicos como shoppings centers, parques, museus, etc, deve-se tomar o mesmo cuidado.


Continue lendo