Corpo & Mente

Alteração nas unhas ajuda a identificar doenças graves

20 set 2010 às 15:39

Alterações nas unhas podem auxiliar no diagnóstico de várias doenças. A análise da unha é realizada por exame visual, com a ajuda de uma lupa ou com dermatoscópio, para avaliação mais profunda da lesão.

De acordo com a dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Márcia Grieco, pelo exame da unha é possível identificar desde carência de vitaminas até doenças graves como câncer e diabetes.


As alterações nas unhas podem ocorrer de diferentes maneiras, dependendo da doença, mas apesar de ajudar a identificar moléstias graves a avaliação das unhas não deve ser a única maneira de diagnosticar problemas de saúde. "É importante que a suspeita de doenças sérias seja avaliada com diferentes tipos de exame até o diagnóstico final. Nem todas as alterações de unhas são perigosas. Muitas vezes o uso de produtos de limpeza sem a proteção de luvas ou pequenos traumas são responsáveis por alterações passageiras", explica a especialista.


Abaixo estão listadas algumas alterações das unhas que facilitam o diagnóstico de doenças graves:

Psoríase: Depressões puntiformes, superfície rugosa, unhas quebradiças e grossas.
Doenças renais: Quando ocorre perda de proteína pelo rim podem surgir estrias transversas. Unhas brancas próximas da raiz e vermelhas nas pontas ocorrem no caso de insuficiência renal crônica.
Doenças de sangue (anemias crônicas): Palidez, descamação e fragilidade.
Doenças cardíacas e pulmonares: Unhas azuladas (causada pela falta de oxigenação) e muito côncavas.
Linfedema e Infecção por HIV: Síndrome das unhas amarelas.
Doenças do fígado: Unhas quebradiças, com estrias e frágeis. Em casos de cirrose as unhas ficam brancas no centro e de cor rosada ao redor. Nos casos de perda de proteína surgem manchas brancas.
Doenças do aparelho digestivo (Doença de Chron e diarreias crônicas): Unhas fracas e quebradiças.
Alterações endócrina: Hipertireoidismo: crescimento rápido, unhas finas e moles; Hipotireoidismo: crescimento lento, descamação e estrias.
Diabetes: Facilita infecções por bactérias e fungos causadores de micose.
Doenças da supra renal: Unhas escuras.
Desnutrição: Unhas finas, esbranquiçadas com pequenas hemorragias.
Doenças infecciosas graves (meningite, septicemias): Pequenas manchas roxas sobre as unhas (com TREE COMUNICAÇÃO).


Continue lendo