Corpo & Mente

Acabe com as espinhas de uma vez por todas

17 set 2015 às 15:30

Ao contrário da crença popular, as espinhas não necessariamente significam que a pele esteja suja ou contaminada. Na verdade, uma limpeza muito frequente e exagerada pode irritar o local ainda mais. Entretanto, os hormônios são controláveis, e as providências a serem tomadas para eliminar as irrupções são bem simples. Continue lendo. Você voltará a ter uma pele lisa e saudável em muito pouco tempo.

Lave o rosto duas vezes por dia utilizando uma loção adstringente com pH balanceado. O primeiro passo na busca por uma pele lisinha é começar uma rotina de limpeza para renovar a cobertura ácida da pele e, consequentemente, impedir o desenvolvimento da acne.


Tenha força de vontade e lave o rosto usando um produto de pH 5,5 [2] sempre que acordar e também antes de deitar para dormir. Não importa o cansaço nem os compromissos do dia, é fundamental reservar alguns poucos minutos para limpar a pele; isso vai reduzir a acne de maneira significativa.


Se tiver espinhas em outras partes do corpo (ombros, tórax, costas...), faça o mesmo procedimento de limpeza. Caso use maquiagem regularmente, nunca vá dormir sem tirar tudo primeiro. Dormir maquiada é uma maneira infalível de aumentar a quantidade de espinhas. Além do mais, vai dificultar e muito o tratamento.


Antes de limpar o rosto com a loção adstringente, passe um removedor de maquiagem (livre de óleos) para garantir a remoção de todos os resquícios dos produtos.


Esfolie o rosto. Os esfoliantes são produtos suaves cuja função é remover as células mortas; o acúmulo delas é um dos fatores que acabam causando espinhas. Esse processo de limpeza pode ser químico ou físico.


Caso queira ser o mais gentil possível, utilize um esfoliante químico para remover as células mortas. A esfoliação química tem a função de "descolar" a pele morta.


Aplique óleos essenciais nas espinhas. Os óleos de nenem e melaleuca têm propriedades antimicrobianas e, por isso mesmo, acabam matando as bactérias causadoras da acne. Dilua o óleo e coloque uma gota em cima de cada espinha. Outra dica é umedecer um cotonete e aplicar nos locais problemáticos.


Use produtos com peróxido de benzoíla nos locais mais propensos a espinhas. Essa substância pode ser encontrada em sabonetes, loções ou até mesmo pomadas. A função do peróxido de benzoíla é eliminar as células mortas e fazer com que a pele se regenere mais rapidamente. A dica é procurar por produtos com menos de 3% dessa substância para evitar qualquer irritação.

Passe sempre um hidratante. A pele oleosa acaba sempre produzindo acne. #*Caso você tenha uma pele seca, o organismo vai tentar compensar esse fato com uma produção de sebo. Para evitar esse problema, use um hidratante após limpar o rosto e aplicar o tônico — tanto de manhã quanto à noite.
(com informações do site WikiHow)


Continue lendo